Select Page

Prefeito de Caçapava é candidato a presidente da Famurs

Prefeito de Caçapava é candidato a presidente da Famurs

O prefeito Giovani Amestoy (PDT) é um dos candidatos a presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS. Os outros candidatos são, Eduardo Freire (Palmeira das Missões), Clairton Carboni (Tenente Portela), Claiton Gonçalves (farroupilha), Silvio Rafaeli (Tapes) e Alcenir Dalmago (Gentil).

Neste ano, a responsabilidade de dirigir a entidade vai ficar sob responsabilidade da sigla trabalhista. Isso ocorre em função de acordo da entidade, com rodízio de partidos a cada gestão.

A Famurs é a Casa dos Municípios. Composta por 27 Associações Regionais, a entidade representa todas as 497 cidades gaúchas – reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal.

Segundo a entidade, o fortalecimento do municipalismo conduz a atuação da Federação. Por isso, seu papel institucional é garantir a representatividade dos agentes locais. Combatendo a centralização de poder e de recursos na União e no Estado, a Famurs defende a revisão do pacto federativo, as reformas política e tributária e uma série de bandeiras de interesse das comunidades locais – e, portanto, da população.

A discussão dos assuntos que dizem respeito aos municípios ocorre nas Assembleias Gerais, momento em que todas as associações se reúnem, apresentam demandas e alinham decisões. Em casos onde a pauta apresenta temas polêmicos ou de grande relevância, são convocados para o encontro todos os prefeitos do Estado.

Outra atribuição da Famurs é o assessoramento e a qualificação dos gestores também fazem parte do trabalho da entidade. Problemas e soluções do cotidiano da administração pública são discutidos na Federação. E essas melhorias são sentidas na vida dos cidadãos – que moram, trabalham e vivem em suas comunidades.

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições