Os preparativos para edição 2018 do Programa Alfa estão chegando à reta final. O SENAR realizará, na próxima semana, a capacitação dos 116 educadores selecionados para atuarem na iniciativa. Divididas em duas turmas, as atividades acontecem nos dias 9, 10 e 11/4, em Ijuí, e 12, 13 e 14/4, em Santa Cruz do Sul.

Serão abordados entre os profissionais a metodologia, ferramentas e novidades desenvolvidas pelo programa, que este ano prevê participação de mais de 1.700 alunos entre cerca de 77 municípios do interior gaúcho. As aulas iniciam a partir de 23/4.

Desenvolvido pelo SENAR em parceria com os Sindicatos Rurais, o Programa Alfa é voltado à alfabetização de adultos oriundos do meio rural, para que possam participar ativamente dos cursos oferecidos pelo SENAR e/ou dar continuidade aos estudos e oferecidos em cursos regulares de escolarização na área pública. Seu conteúdo compreende mais de 200 horas/aula, aplicado em três encontros semanais de três horas cada. O programa será dividido em módulos: 1º Identidade e diversidade cultural; 2º As sociedades e o meio ambiente; e 3º Trabalho e cotidiano.

As inscrições para participar do programa já estão abertas e podem ser realizadas junto aos Sindicatos Rurais conveniados ao SENAR. A iniciativa é gratuita e dirigida a produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, todos com mais de 18 anos.