Select Page

Programa da Votorantim realiza segundo ciclo de formação

Programa da Votorantim realiza segundo ciclo de formação

Atividade do primeiro Ciclo do PVE propiciou reflexão sobre os espaços de aprendizado
(Foto: João Mattos/Divulgação)

O tema Educação retorna à pauta nesta semana. De terça a sexta-feira (04 a 07/07), está sendo realizado o II Ciclo do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), com atividades voltadas a gestores escolares e comunidade. Os técnicos das secretarias de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos, receberão treinamento nas áreas de Gestão Educacional e Formação em Gestão Escolar. Já a mobilização social, envolverá lideranças locais.

Neste segundo ciclo do PVE, os profissionais da rede pública de ensino discutirão os conceitos e usos dos espaços escolares. Um dos objetivos é a auto-avaliação sobre a promoção de boas experiências e aprendizagens dos alunos. Também será analisado se os parâmetros de funcionamento previstos pelo Ministério de Educação (MEC) estão sendo atendidos.

Os encontros presenciais e as atividades a distância são conduzidos por especialistas da Comunidade Educativa – CEDAC, consultoria especializada em educação. O resultado dessa etapa será a criação de um documento orientador para a melhoria permanente desses ambientes.

As atividades de mobilização social contam com a participação de representantes da comunidade e buscam a transformação de espaços da cidade, tornando-os mais educativos. “A ideia principal é devolver uma série de eventos em praças e parques, transformando-os em espaços de convivência, participação e aprendizagem. Queremos dar oportunidade para que pais e professores convivam em momentos de lazer, e não só nas entregas de boletim”, afirma a mobilizadora Clarisse de Freitas.

Também está prevista oficina com crianças, adolescentes e educadores. A intenção é divulgar e incentivar a inscrição de projetos protagonizados por crianças e adolescentes, de Caçapava do Sul, no Desafio Criativos da Escola.

O tema “Espaços Escolares como Ambientes de Aprendizagem” foi definido no início do ano pelo município de Caçapava do Sul. Outras 19 cidades das 53 integrantes do PVE escolheram o mesmo tema. A meta do Instituto Votorantim é que em 2018 – ano do centenário da empresa – o programa chegue a cem municípios brasileiros.

Melhoria da Educação – Iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas Votorantim, o Parceria Votorantim pela Educação busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a empresa atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional. Em Caçapava do Sul, o programa é realizado pela Votorantim Metais.

Existente desde 2008, o programa é desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto comprovado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O programa prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e no fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação, com parceria técnica da Comunidade Educativa – CEDAC.

Programação
04/07 – Formação em Gestão Educacional (Secretaria de Educação);
05/07 – Mobilização Social (Oficina do Desafio Criativos da Escola – no Cafofo das Artes; e reunião do Grupo de Mobilização – no Clube Harmonia);
06/07 – Formação em Gestão Escolar, com reunião de formação pela manhã e visita à escola Augusto Vitor Costa à tarde
07/07 – Treinamentos de professores para as plataformas Trilhas e Escola Digital, plug-ins – Parceria do Instituto Votorantim com o Instituto Natura.


Por Comunicasul

Sobre o(a) Autor(a)

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade