Select Page

Promotor de Caçapava faz curso na Itália sobre combate a corrupção

Promotor de Caçapava faz curso na Itália sobre combate a corrupção

O Promotor de Justiça de Caçapava do Sul, Diogo Taborda, está participando do curso “Combate ao Crime Organizado – Máfias, Corrupção e Terrorismo”, em Roma, na Itália. A qualificação iníciou no dia 5 e encerra dia 16 de maio.

O curso, com carga horária de 60 horas-aula entre presenciais e visitas oficiais com seminário é realizado pela International Experience, Accademia Juris Roma e a Unviersità degli Studi di Roma Tor Vergata no Campus X da Universidade de Roma “Tor Vergata”.

O curso prevê o estudo dos seguintes temas: código anti-mafia; normativa sobre a lavagem de dinheiro no direito italiano e europeu; as investigações; o sistema penal da lavagem de dinheiro; corrupção e crime organizado; combate a corrupção na experiência italiana; a delação premiada no sistema italiano; evolução histórica do crime organizado; a estrutura de constraste e as organizações criminosas; procuradoria anti-mafia; cárcere duro no CPP italiano; direito penitenciário; terrorismo islâmico; apreensão preventiva de bens; internacionalização das máfias; sociologia do crime organizado.

– Trata-se de um curso de aperfeiçoamento sobre combate a organizações criminosas. A ideia é aprender um pouco sobre a forma com a Itália enfrenta a máfia e trazer conceitos para o combate à criminalidade no Brasil, considerando o surgimento das fações criminosas. Somente com a integração entre os órgãos de segurança pública e o investimento em tecnologia será possível aniquilar as organizações criminosas. O objetivo é fazer uma relação entre a operação mãos limpas, que combateu a máfia italiana, com a operação lava jato, voltada contra a corrupção – disse Taborda.

Por Marcelo Marques / Gazeta de Caçapava
Foto Divulgação / Arquivo Pessoal

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições