Select Page

Ruas de Caçapava – Patrício Pazinato – Por Fátima Jovane Nunes

Ruas de Caçapava – Patrício Pazinato – Por Fátima Jovane Nunes

A Rua Patrício Pazinato está localizada no Bairro Pazinato, lado leste desta cidade de Caçapava do Sul, logradouro 261, paralela a Rua João Francisco Dorneles e foi denominada através de Lei Municipal. Homenageia aquele filho de italianos que juntamente com seus pais colaborou para o desenvolvimento econômico de nosso município.

Patrício Pazinato nasceu em 25 de maio de 1893 na cidade de Silveira Martins, onde seus pais Giuseppe Pazinato e Rosa Druzílla Tolfo foram morar após a chegada de Pádua, na Itália. Foi casado com Emília Bonoto e tiveram os filhos Clementina, Josué Antônio, Felintro, Rosa Antônia, Orlinda, Santin, Heitor, Hélio e Julieta.

Patrício Pazinato foi o pioneiro na plantação de parreirais na Colônia de Santa Bárbara, onde também inventou a “gráspia” ou “graspa”, que era feita de bagaço de uvas brancas e pêssego.

No ano de 1927, Patrício usou pela primeira vez no município uma trilhadeira à manivela movida manualmente por quatro homens, a qual mais tarde inovou com a colocação de um motor de carro “Modelo A”. Foi um dos fundadores da Capela de Santa Bárbara, no ano de 1928.

Em 1934, Patrício abriu em Caçapava do Sul o primeiro engarrafamento de bebidas e uma fábrica de vinhos, denominada de “Vinho Caçapavano”, que à época fez um enorme sucesso. Localizado na Rua Benjamin Constant nº 1098, o comércio posteriormente foi propriedade de Adelino Francisco Lorenzoni.

Já em 1935, Patrício iniciava um Armazém de Secos e Molhados e mais tarde a Pensão Pazinato, que funcionou por mais de 30 anos tendo como local a Avenida Pinheiro Machado nº 370, a qual era freqüentada, principalmente, por italianos da colônia quando vinham para a cidade.

No dia 25 de maio, Patrício Pazinato estaria completando seus 126 anos de nascimento.

Patrício Pazinato faleceu no dia 26 de agosto de 1976, aos 83 anos de idade.

A sua filha Julieta Pazinato Mota completa 88 anos de idade no dia 30 de julho e reside nesta cidade, assim como a maioria de seus descendentes, onde exercem as mais variadas atividades.

Fátima Jovane Nunes
Pesquisadora
fatimajovane@hotmail.com

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições