Select Page

Secultur busca repatriar canhões caçapavanos

Secultur busca repatriar canhões caçapavanos

O Secretário de Cultura e Turismo, Leandro Bazotti, esteve na Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, bem como no Sistema Estadual de Museus e no Museu Júlio de Castilhos – local onde se encontram as três peças de artilharia levadas a Porto Alegre, em 1935, para tratativas de repatriação dos canhões Caçapavanos.

O Secretário já havia entregado ofício ao Secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva, solicitando os canhões, que fez aproximação justamente com os técnicos encarregados para esclarecer as intenções da Secultur.

Bazotti salientou da importância da devolução de ao menos uma destas peças ao município, alegando, além do desejo dos caçapavanos, questões como a apropriação cultural em relação ao simbolismo imaginário deste contexto histórico para a identidade do Município e do próprio ser gaúcho, da 2ª Capital Farroupilha.

“No contexto macro, ninguém sai perdendo, pois Caçapava receberia o retorno desta peça, trazendo mais um importante elemento histórico cultural para o centro turístico do município, atraindo assim mais visitantes; e por outro lado, divulgaria a existência das outras peças no Museu em Porto Alegre, incentivando também a sua visitação”.

Para repatriação desta peça, a Secultur vem realizando articulações técnicas e pareceres junto aos demais órgãos envolvidos, como por exemplo, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que é o órgão máximo dentro do processo de salvaguardas destes elementos históricos e culturais de nosso país.

Com informações da Comunicação da Prefeitura

Sobre o(a) Autor(a)

TV Gazeta

Últimos resultados