Dia 9 de maio, quarta-feira, é o último dia para os eleitores fazerem seu alistamento, transferência de domicílio ou atualizar seus dados no cadastro eleitoral. Por causa da proximidade do final do prazo, Caçapava do Sul teve plantão neste final de semana (5 e 6 de maio).

 

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Desse modo, o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, também pode requerer o título de eleitor até o dia 9 de maio.

Como tirar o título de eleitor
Para obterem o título de eleitor, os cidadãos devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral em suas cidades.

Os documentos necessários são os seguintes: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar (para os maiores de 18 anos do sexo masculino).

Transferência de domicílio
Também em 9 de maio termina o prazo para o eleitor informar à Justiça Eleitoral qualquer mudança de dados para a atualização de seu cadastro ou solicitar a transferência de domicílio eleitoral. Para isso, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral munido de um documento oficial com foto e de seu novo comprovante de residência.

Eleitor com deficiência
Esta é ainda a data limite para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, que necessitará de um atendimento especial no dia da eleição, solicitar transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade, que garanta maior comodidade e segurança.