A Prefeitura anunciou no início desta tarde que, a partir de hoje, dia 21, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades comprovadas através de atestados médicos ou exames podem comparecer às unidades de saúde (Policlínica ou ESF) para realizar um cadastro para receber a vacina contra a Covid-19. É obrigatório apresentar Cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.

O anúncio de que a vacinação seria ampliada para esse público no Rio Grande do Sul foi feito ontem, dia 20, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Até então, apenas pessoas maiores de 18 anos poderiam ser imunizadas.

Para vacinar esses adolescentes, serão utilizadas apenas doses da Pfizer, que tem liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas dessa faixa etária.

Segundo a SES, foram elencadas como recomendações clínicas para a vacinação desse público as seguintes comorbidades: obesidade, doenças congênitas (raras, genéticas e/ou autoimunes), asma, doenças hematológicas, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas e doenças endocrinológicas.

Imagem: Imprensa Prefeitura