Agentes do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Caçapava do Sul estiveram hoje (18) pela manhã no Lar do Idoso Rosinha Borges para aplicar testes rápidos de Covid-19 nas idosas que lá residem. Foram testadas 42 pessoas. Todos os exames deram resultado negativo.

Atualmente o lar atende 31 idosas residentes e aproximadamente 18 funcionários, destes 02 testaram positivos, uma funcionária da copa e um cuidador. A Enfermeira Responsável Técnica do Lar do Idoso Rosinha Borges, Evelyn Cruz Monego, destacou que no momento em que os funcionários apresentaram os primeiros sintomas (entre os dias 4 e 6 de junho), foram afastados. E todas as 9 idosas que tiveram contato com o cuidador que testou positivo foram isoladas, fizeram os teste PCR e tiveram resultado negativo.

Na quinta-feira (18) completaram-se os 15 dias de isolamento dos funcionários que haviam testado positivo, encerrando assim qualquer possibilidade de contaminação. Segundo a enfermeira Evelyn os dois já estão imunes e voltaram ao trabalho.

“As residentes só não pegaram o Covid-19 devido a todas as medidas de precaução e uso correto de EPI’s, assim continuaremos nossa caminhada até o fim da pandemia no Brasil”. Relatou Evelyn Cruz Monego.

Ela ainda destacou que como EPI (Equipamento de Proteção Individual) os funcionários usam capote, avental, propé (proteção nos calçados), touca, máscara cirúrgica, protetor fácil e luvas de procedimento. “Todas foram treinadas desde o início da pandemia no país em março, e é feita educação continuada diariamente para orientar sobre o uso correto dos EPI´s”.

Também é utilizada água com hipoclorito de sódio para higienizar os calçados antes de entra no lar, é medida a temperatura de todos os funcionários e de todas as idosas diariamente.

“As visitas permanecem suspensas e seguiremos com todos os cuidados necessário até o fim da pandemia, para proteger as nossas vovós”. Finalizou Evelyn.  

Por Iara Menezes