Golpistas estão enviando a empresas de todo o país, por correio ou e-mail, uma guia de pagamento igualzinha a um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). No campo “remetente”, consta apenas “Simples Nacional”.

Quando o destinatário tenta realizar o pagamento via PIX – que é a única opção no documento falso – o sistema direciona o pagamento para uma empresa privada, autora do golpe.

Os contribuintes precisam estar atentos e verificar os pagamentos pendentes e dívidas em aberto SEMPRE nos sites oficiais dos órgãos públicos – no caso, na página do Simples Nacional: www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional

 

Ameaças

Os golpistas utilizam elementos conhecidos como a logomarca oficial do Simples e termos técnicos para tentar dar veracidade ao documento falso. Com ameaça de multa altíssima de até 225% sobre o valor cobrado, tentam pressionar as possíveis vítimas para que paguem com celeridade e, dessa forma, buscam tirar a atenção dos detalhes importantes.

 

Boleto falso enviado às empresas

 

Em Caçapava do Sul

Aqui na cidade, já temos um caso conhecido de fraude com documentos falsos de arrecadação do Simples Nacional.

Uma empresa recebeu – de uma conta de e-mail “clonada”, com o mesmo nome do escritório de contabilidade que atende à empresa-vítima – uma guia para pagamento idêntica a um DAS.

O documento tinha a logomarca do Simples, os valores discriminados – tudo para parecer legítimo.

O engodo estava no código de barras: o pagamento feito através dele, ao invés de estar direcionado ao governo federal, destinava o dinheiro da vítima a uma conta em banco privado.

Trata-se de um golpe sofisticado: é preciso prestar atenção para não cair.

 

Câmara Municipal é parceira do Imposto Solidário

Na sessão legislativa de terça-feira, dia 15, tive a oportunidade de apresentar ao Legislativo caçapavano a pauta do Imposto Solidário.

Os vereadores e vereadoras, demonstrando alto grau de consciência social, receberam a ideia muito bem e declararam apoio à campanha, que visa mobilizar a população a destinar uma parte de seu Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança.

Lembrando sempre: a destinação não representa custo algum para quem a faz. É uma forma de direcionar, para as instituições filantrópicas, uma parte do imposto que iria para o Governo Federal.

O apoio da Câmara Municipal é essencial ao sucesso desta empreitada – os vereadores são a voz e a consciência do povo de Caçapava do Sul, e estão em permanente contato com as diferentes parcelas da nossa população.