A expectativa é de que 12,6 milhões de animais sejam imunizados no Estado

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, informou nesta segunda-feira, 13, que obteve aval do governo federal para prorrogar a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. Agora, o prazo se encerrará no dia 24 de abril.
Em todo o estado, a expectativa é de que 12,6 milhões de animais sejam imunizados, entre bovinos e bubalinos de todas as idades. “É muito importante a mobilização do produtor rural nesta reta final da campanha, para garantir a imunização do rebanho, sempre seguindo as recomendações para prevenir o contágio pelo coronavírus”, reforça o secretário.
Vários argumentos foram utilizados para a prorrogação, além do fato de que a etapa foi antecipada, a estiagem que atinge o estado e as restrições provocadas pela pandemia do coronavírus foram as principais motivações. Também em função da Covid-19, o Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria adotou algumas medidas preventivas. “Tomamos o cuidado de garantir que não houvesse a aglomeração nas Inspetorias de Defesa Agropecuária, permitindo a comprovação da vacinação através de e-mail e whastapp”, afirma Fernando Groff, do Programa de Prevenção e Combate à Febre Aftosa.
O e-mail para contato com a inspetoria de Caçapava do Sul é ivz-cacapavadosul@agricultura.rs.gov.br e o prazo para a apresentação de notas fiscais de compra de vacinas contra a febre aftosa foi prorrogado até 30 de abril.

Fonte: Canal Rural