Select Page

Vacinação de indígenas começa nesta terça-feira

Vacinação de indígenas começa nesta terça-feira

A aldeia Van Kã, em Porto Alegre, foi escolhida para a solenidade de abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, dia 23 de abril. Trata-se de uma estratégia da Organização Panamericana de Saúde (Opas) para intensificar e melhorar a cobertura vacinal desta população, além de aumentar a vigilância epidemiológica de doenças que podem ser evitadas por intermédio de vacinação.

Ao todo serão 26 aldeias inseridas no Polo Base de Porto Alegre, de um total de 140 existentes no Rio Grande do Sul. As demais serão vacinadas conforme calendários dos municípios e das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena. São aproximadamente 23 mil aldeados no Rio Grande do Sul, distribuídos em 65 municípios.

A vacinação total no Estado é considerada alta e chegou a atingir mais de 90% da população aldeada em anos anteriores. Em todo o Brasil, a intensificação da vacinação é realizada junto à campanha contra a Influenza nas áreas indígenas.

Durante 10 dias serão realizadas, além da vacinação, atividades de vermifugação, avaliação da saúde bucal, do estado nutricional e do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de cinco anos, acompanhamento de idosos e deficientes, triagem de doenças crônicas nos adultos, rodas de conversa para orientações específicas, entre outras atividades.

Estas ações serão realizadas pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (Emsi) do Polo Base, que terá o apoio dos profissionais das áreas técnicas do Distrito Sanitário Indígena do Interior Sul (Dsei-IS), além da parceria com os profissionais municipais.

As aldeias do Polo Base Porto Alegre estão distribuídas nos seguintes municípios, além da própria Capital: Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Canela, Canguçu, Charqueadas, Cristal, Cruzeiro do Sul, Eldorado do Sul, Estrela, Farroupilha, Lajeado, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, São Leopoldo e Tabaí.

Por SES-RS

Sobre o(a) Autor(a)

Previsão do Tempo

TV Gazeta – Mil Edições