Select Page

Votorantim apresenta Projeto Caçapava na UFPEL

Votorantim apresenta Projeto Caçapava na UFPEL

Geólogo da Votorantim palestra na UFPEL (Foto: Divulgação)

A ausência de barragens de rejeitos e de água no projeto Caçapava do Sul chamou a atenção dos acadêmicos de Geologia da Universidade Federal de Pelotas durante a palestra da Votorantim Metais na 3ª Semana Acadêmica da Engenharia Geológica da UFPEL. O empreendimento deverá ser o pioneiro com este tipo de tecnologia no Brasil.

A empresa foi representada pelo geólogo e coordenador de Exploração Mineral do Projeto Caçapava do Sul, Samuel Bouças do Lago, no último dia do evento, na sexta-feira, dia 26 de maio, com uma apresentação focada na área geológica. Cerca de 60 acadêmicos assistiram atentos aos dados da pesquisa geológica que vem sendo realizada desde 2008 no depósito Santa Maria, descoberto em 1978.

De lá para cá, foram realizadas mais de 60 mil metros de sondagem. Os estudos apontam que o depósito mineral possui 29 milhões de toneladas de minério, dos quais serão lavrados 5 mil toneladas de concentrado de cobre, 16 mil toneladas de concentrado de zinco e 36 mil toneladas de concentrado de chumbo.

O projeto Caçapava do Sul, se encontra em fase de licenciamento prévio junto à Fepam e prevê a instalação de uma planta polimetálica, que se confirmada, deverá entrar em operação a partir de 2020, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul.

A planta reunirá as melhores práticas ambientais e de engenharia, em nível internacional e a extração dos recursos se dará em uma mina a céu aberto, com vida útil prevista de 20 anos.

 

Sobre o(a) Autor(a)

Ganhadores do Mérito

Já nas bancas

Curta nossa página

Publicidade

Publicidade